BOPE invade QG do CBMERJ. Gás e tiros para reprimir Bombeiros.

 

RIO - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) invadiu pouco antes das 7h deste sábado o quartel central do Corpo de Bombeiros, que estava há cerca de 13 horas ocupado por militares da corporação em protesto por melhores salários e prendeu 439 manisfestantes.

 

Os PMs explodiram o portão dos fundos do quartel, na rua do Senado, deram tiros de efeito moral e jogaram bombas de gás lacrimogênio que atingiram os manifestantes e jornalistas dentro quartel e na rua. Pessoas saíram sangrando e a situação ficou muito tensa no local.

Houve barulho de tiros de fuzil que, segundo os bombeiros, foram dados para o alto. Três dos líderes do movimento foram presos e encaminhados para o Batalhão de Choque. Alguns bombeiros saíram feridos do quartel com marcas de tiros de balas de efeito moral.

Os presos foram inicialmente levados para o Batalhão de Choque da PM e depois tranferidos em um comboio com sete microônibus e um ônibus da PM, além de cinco ônibus regulares para a sede a Corregedoria da PM, em São Gonçalo.ifestantes choram com a prisão dos companheiros. Durante o trajeto, os bombeiros continuaram protestando de dentro dos ônibus.

Como a Corregedoria da PM não tem condições de acomodar os 439 presos, uma parte deles vai ser transferida para a Unidade Prisional especial em Benfica.

Segundo os manifestantes que ocuparam o QG do Corpo de Bombeiros, cinco crianças saíram feridas devido ao gás lacrimogênio. Mas o secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que somente uma criança, que inalou fumaça, foi atendida no Hospital Souza Aguiar. Ainda de acordo com o secretário, por volta das 6h30 da manhã, um grupo de mulheres com cerca de cinco crianças chegou a procurar a emergência do hospital, mas as crianças não estavam feridas, apenas nervosas, e foram embora. De acordo com o secretário, até agora não houve nenhum outro registro de atendimento relacionado a este caso na rede municipal de saúde.

O governador Sérgio Cabral está reunido com a equipe de Governo desde às 8h30m, no Palácio Guanabara. Espera-se que após o encontro, o governador conceda uma entrevista coletiva.


Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

https://cid-1d002b0011e9dbc5.office.live.com/self.aspx/.Documents

Politica Brasil e no Mundo

 

America do Sul America